O Governo português vai indicar ao Conselho da União Europeia os nomes de José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, e de Vasco Cordeiro, deputado à Assembleia Legislativa Região Autónoma dos Açores, para membros efetivos do Comité das Regiões.
De acordo com o comunicado do executivo açoriano, tais indicações foram articuladas com o primeiro-ministro, com o José Manuel Bolieiro e com Vasco Cordeiro, de forma a assegurar uma presença institucional do Governo dos Açores e de Portugal nesta instituição europeia, garantindo igualmente as condições para que se cumpra o acordo alcançado no Comité das Regiões, em fevereiro de 2020, entre todas as forças políticas nele representadas.
Este acordo previa a divisão da presidência do Comité das Regiões entre as duas maiores forças políticas, nomeadamente o PPE e os S&D, em que o Vasco Cordeiro foi o indicado para ser o presidente em julho de 2022. Com esta solução, pode manter agora a posição de 1.º vice-presidente do Comité das Regiões, para que assuma, posteriormente, a presidência, o que representa a elevação da representação dos Açores.
A mesma nota sublinha que “esta nomeação tem um importante significado para a Região Autónoma dos Açores, bem como para a projeção externa de Portugal”.
Fonte: Gacs/RA