Estatuto Editorial
ATLANTIRÁDIO – SOCIEDADE DE RÁDIOFUSÃO, L.DA
RÁDIO ATLÂNTIDA
ESTATUTO EDITORIAL
1º
A Rádio Atlântida é uma estação privada de radiodifusão, que se rege pelos princípios da liberdade, do rigor, do pluralismo informativo, da independência e compromisso de respeitar os direitos dos ouvintes, a ética profissional e os princípios deontológicos do jornalismo.
2º
O seu objectivo principal é o de, no âmbito da sua actividade, contribuir para o desenvolvimento o mais harmonioso possível do meio onde se encontra inserida, procurando para o efeito, intervir de forma equilibrada, nas vertentes sociais, económicas e culturais.
3º
Na sua programação, privilegiará um conteúdo de carácter generalista, sem, contudo, desrespeitar outras opiniões, provenientes de minorias. Porém, recursar-se-á sempre, à difusão de mensagens inequivocamente pornográficas ou que incitem à prática de crimes e violações de direitos fundamentais.
4º
A difusão de material informativo, obedecerá sempre, ao princípio da distinção entre a notícia e a opinião, circunscrevendo-se na primeira, à narração, relacionação e análise dos factos, e na segunda, identificará claramente os seus autores, seguindo oporém, o critério do pluralismo.
5º
Reconhecerá o direito de resposta, nas condições legais, a qualquer pessoa ou instituição, cujo bom-nome e reputação se possam considerar afectados por factos inverídicos ou erróneos difundidos nas suas emissões.
6º
Nos seis compromissos comerciais, respeita´ra as leis do mercado, regendo-se pelos valores deontológicos que persegue.