O “XIV Encontro de Sociologia dos Açores” decorre nos dias 29 e 30 de novembro na academia açoriana. “Crises, persistências e transformações na sociedade atual” é o tema escolhido para esta edição.
É neste contexto que, Fernando Diogo, presidente da comissão organizadora, convida todos os interessados a refletir sobre os impactos das duas crises na sociedade açoriana através de 12 “comunicações”, quer seja num contexto pós-pandemia, quer seja sobre a inclusão escolar, a sexualidade e a era digital.
Será igualmente debatido no âmbito do XIV Encontro de Sociologia dos Açores, a literacia e a participação democrática jovem, a velhice, bem como o abandono escolar precoce, que é, segundo o também professor na academia açoriana, “um dos problemas mais graves que a região enfrenta nos dias de hoje”.
Nos dias 21 e 28 de novembro e 11 de dezembro estão programados outros três eventos “que servem para levar este encontro para fora da universidade”.
Face às transformações globais, Fernando Diogo realça a importância de se “interrogar” a sociedade para compreender como ela se organiza”. Ao identificar os seus problemas é que se consegue “intervir, transformá-la e melhorá-la”. A entrada no evento é livre.
Fonte: Rádio Atlântida