Três casos recuperados voltam a testar positivo. A informação foi avançada, este domingo, pelo diretor regional da Saúde, no habitual ponto de situação sobre o surto no arquipélago.
Tiago Lopes explicou que as pessoas com Covid-19 depois de realizarem dois testes negativos sucessivos são dadas como recuperadas. No entanto, estas ficam em vigilância ativa e passam mais 14 dias em quarentena. O responsável pela Autoridade de Saúde Regional referiu que, por esta via, foram identificados esses três casos.
O diretor regional da Saúde afirma que, apesar de terem dado positivo, não há perigo de contágio.
O responsável pela Autoridade de Saúde Regional adiantou, ainda, que a ilha Terceira deixou de ter casos positivos depois da recuperação de todos os doentes infetados.
O diretor regional da Saúde revelou que atualmente, no arquipélago, existem três cadeias de transmissão ativas, uma no Pico e duas em São Miguel.
Questionado sobre o receio de alguns encarregados de educação do regresso às aulas nas ilhas de Santa Maria, Flores e Corvo, Tiago Lopes frisou que “apesar de ser compreensível a dúvida e o receio dos pais” aquelas ilhas nunca tiveram nenhum caso positivo, salientando que “em termos epidemiológicos, não há nada, efetivamente, que aponte para alguma perigosidade que possa existir em contexto escolar, que teve sem atividade ao longo das últimas semanas”.
O responsável revelou, ainda, que a Região conta com 47 casos positivos ativos, 13 suspeitos, 1.148 vigilâncias ativas, 83 recuperados e 15 óbitos.
Hoje, surgiu um caso positivo de Covid-19 na ilha de São Miguel e cinco recuperados na maior ilha açoriana e na Terceira.
O caso confirmado é de um homem, de 35 anos de idade, com história de viagem ao exterior do arquipélago e que estava a fazer quarentena no domicílio, de forma excecional. Segundo o diretor regional da Saúde, este veio de Lisboa no final de abril.
Tiago Lopes revelou, ainda, que estão a ser contatados todas as pessoas próximas do caso positivo.
Registam-se ainda cinco casos de recuperação para infeção pelo novo coronavírus, sendo quatro mulheres, com idades entre 35 e 91 anos, residentes nas ilhas de São Miguel e Terceira, bem como de um homem, com 93 anos de idade, residente na maior ilha açoriana.
Os dois indivíduos recuperados de 91 e 93 anos são oriundos do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste.
Até ao momento, já foram detetados na Região um total de 145 casos, verificando-se 83 recuperados, 13 suspeitos (aos quais se juntam 202 relativos a rastreios), 15 óbitos e 47 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus, sendo 39 em São Miguel, dois na Graciosa, um em São Jorge, três no Pico e dois no Faial.
Em vigilância ativa estão 1.148 pessoas.
Quanto a internamentos encontram-se 17 utentes internados: 16 no hospital de Ponta Delgada e um no hospital da Terceira. Em contexto domiciliário estão 30 pessoas.
Desde o início do surto surgiram 9.699 casos suspeitos, sendo que destes, 9.339 tiveram resultados negativos.
Até agora já foram testados 2.817 profissionais de saúde. Destes, 27 aguardam resultados, 2.764 tiveram resultado negativo, 12 são casos positivos ativos e 14 estão recuperados.
Atualmente, em Portugal Continental há 2.549 recuperados, 1.135 óbitos e 27.581 infetados.
Fonte: Rádio Atlântida