O movimento “Todos pelos Açores”, criado por três amigos, para fazer face à pandemia de Covid-19, conseguiu, em menos de 15 dias, angariar mais de 121 mil euros.
Lançado a 16 de março, com o objetivo de arrecadar 100 mil euros para a aquisição de oito ventiladores para os hospitais açorianos, o movimento conseguiu comprar 11 ventiladores, 11 monitores de sinais vitais e diverso material de proteção individual.
Segundo André Delmar, um dos membros do movimento, o balanço é muito positivo.
Para além do material adquirido, o movimento encomendou já mais cinco monitores de sinais vitais com o restante valor angariado. Há cerca de uma semana, suspenderam as angariações, mas estão disponíveis para ajudar, qualquer entidade interessada, a adquirir equipamento médico.
Neste momento, estão à procura de mais material de proteção individual.
Ainda esta semana, e em colaboração com a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, o movimento entregou equipamento de proteção individual à Santa Casa da Misericórdia de Nordeste e à enfermaria de Covid-19 do Centro de Saúde do mesmo concelho.
Os interessados que ainda pretendem ajudar podem fazê-lo através da página de Facebook do movimento “Todos pelos Açores”, https://www.facebook.com/MovimentoTodosPelosAcores/
O “Todos pelos Açores” é liderado por João Almeida, André Delmar e Duarte Viveiros, este último médico no Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
Recorde-se que os Açores têm, neste momento, 87 casos positivos ativos do novo coronavírus espalhados por cinco ilhas: São Miguel, Terceira, Faial, Pico, Graciosa e São Jorge.
Fonte: Rádio Atlântida