O Governo Regional dos Açores anunciou hoje que as termas, ‘spas’ e piscinas cobertas podem reabrir já a partir de amanhã.
Face à pandemia de Covid-19, o executivo açoriano prolongou, esta sexta-feira, o estado de calamidade pública nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial e a situação de alerta na Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo até 15 de agosto.
Segundo despachos publicados no Jornal Oficial da Região, é permitida a reabertura de termas e spas e a realização de atividades em piscinas cobertas a partir de sábado, dia 1 de agosto.
Por outro lado, os passageiros que testarem positivo à chegada ao arquipélago e que estejam hospedados em unidades hoteleiras terão os custos do alojamento pagos pelo Governo Regional, na medida em que serão obrigados a cumprir quarentena. A decisão compreende também o isolamento profilático determinado pela Autoridade de Saúde Regional.
De acordo com o secretário regional adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, que falava em conferência de imprensa, na Horta, tal medida permitirá monitorizar melhor os infetados, assim como os contactos próximos.
Além disso, o executivo açoriano assumirá ainda os encargos da hospedagem dos residentes nos Açores que sejam obrigados a cumprir quarentena no continente ou na Madeira.
Também a partir de amanhã acabará a suspensão dos eventos públicos promovidos pelo Governo Regional, que passam a poder decorrer mediante condições estabelecidas pela Autoridade de Saúde Regional.
Berto Messias alertou, no entanto, que “com aquilo que é agora decidido, nós não estamos a regressar à normalidade antes da pandemia. Estamos sim a cessar a suspensão dos eventos públicos, que decorrerão ou não conforme os termos e as regras que forem definidas pela Autoridade de Saúde”, frisando que “não hesitaremos um segundo que seja em alterar estas medidas caso a evolução da pandemia assim o obrigue”.
Fonte: GR/RA