A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinalou, esta terça-feira, o Dia Internacional do Idoso com atividades para 110 seniores das freguesias do Livramento, Ginetes e Mosteiros.
O evento, que decorreu no Salão da Casa do Povo dos Mosteiros, contou com a participação da vereadora Cristina do Canto Tavares, que destacou este como um “dia muito especial” para todos aqueles que são os “pilares das nossas famílias e freguesias”, referindo-se aos idosos como “verdadeiros exemplos de vida”.
“Vocês são os guardiões da nossa história, da nossa cultura e dos valores que definem Ponta Delgada como ela é hoje. A vossa sabedoria e experiência não só moldaram o nosso presente, como são essenciais para a construção de um futuro próspero. Temos a responsabilidade de vos prestar tributo, agradecer e assegurar que continuam a ser parte ativa da nossa sociedade”, salientou a autarca.
Na ocasião, Cristina do Canto Tavares afirmou que é uma “prioridade” para a Câmara Municipal de Ponta Delgada garantir que “todos os seniores vivam com a dignidade que merecem”.
“A celebração do Dia Internacional do Idoso é também uma chamada de atenção para a importância de políticas públicas eficazes que promovam o envelhecimento ativo. É nosso dever continuar a trabalhar em medidas que melhorem a vossa qualidade de vida, garantindo acesso a cuidados básicos essenciais para a saúde física e mental. Queremos assegurar que cada um de vocês se sinta como uma peça valiosa e insubstituível do nosso concelho”, reiterou.
A vereadora responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Social constatou ainda que “uma política de proximidade com as pessoas mais velhas é fundamental para uma democracia que se quer saudável, equilibrada e humanista” e que a comunidade sénior “merece ser lembrada e celebrada todos os dias, não apenas no 1 de outubro”.
Fonte: CMPD