O Clube de Geocaching, Astronomia e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa, na ilha de São Miguel, está a promover, em parceria com outras instituições, várias atividades alusivas à Semana Mundial do Espaço que decorre até 10 de outubro.
Os eventos, que arrancaram ontem, inserem-se no projeto ISU – Azores At Space e, segundo Luís Filipe Machado, coordenador do clube, destinam-se não só aos alunos, mas também aos professores e público em geral, tendo em vista um objetivo.
Sobre as atividades, amanhã serão retomadas, quer para alunos, quer para docentes.
Na sexta-feira, será realizada a conferência “Um dia sem satélites…A importância das comunicações digitais e dos satélites”, proferida por João Vaz, diretor da ANACOM – Açores. Terá lugar no Expolab – Centro de Ciência Viva, no concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, e é aberta ao público em geral.
Todas estas ações estão a ser levadas a cabo em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA), o Expolab, a ANACOM, Colégio Colmeia e o Colégio do Castanheiro. Colabora ainda com este evento o astrónomo-amador João Porto.
Em 1999, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou a semana de 4 a 10 de outubro a Semana Mundial do Espaço, com o objetivo de celebrar internacionalmente as contribuições do setor espacial para a melhoria das condições de vida das populações.
Fonte: Rádio Atlântida