O Tribunal de Contas, através da Secção dos Açores, concedeu o visto à empreitada de requalificação das instalações do 2.º e do 3.º Ciclo da Escola Básica Integrada (EBI) de Rabo de Peixe, em S. Miguel.
A empreitada, que foi adjudicada em dezembro pelo valor de 13,7 milhões de euros, a que acresce o IVA à taxa legal, ao consórcio Marques, S.A./Conduril Engenharia Açores S.A. tem um prazo de execução de 24 meses.
Esta obra vai permitir, entre outros aspetos, dotar este estabelecimento de ensino, destinado a cerca de 800 alunos, com mais espaço e melhores condições funcionais.
A intervenção é constituída pela construção de dois pisos num único volume de configuração em “J”, permitindo o aumento das salas de aula, passando a escola a contar com 36 salas de aula normais.
A criação de novas salas para disciplinas específicas, designadamente Educação Visual e Tecnológica e Educação Musical, além de dois laboratórios, está também prevista nesta empreitada, que se desenvolve numa área bruta de construção de cerca de 9.000 m2.
A intervenção na escola permitirá ainda a criação de acessos controlados e claramente diferenciados para pessoas e viaturas, garantindo que no interior do recinto escolar não exista o cruzamento entre a população escolar e veículos.
No que diz respeito às áreas sociais e administrativas, a escola ficará dotada com uma nova cozinha e refeitório, auditório, gabinetes de trabalho de professores e de atendimento dos encarregados de educação, áreas para a secretaria, administração e gestão da escola, além de espaços de convívio para professores e alunos
Fonte: Gacs