Subiu para 16 o número de mortes associadas ao surto de Covid-19, nos Açores. Trata-se de um homem, de 92 anos, proveniente do lar do Nordeste, que estava internado no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. A informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo diretor regional da Saúde, em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.
Hoje, a Autoridade de Saúde Regional adiantou que não surgiu nenhum caso de Covid-19 na Região, mas foram registadas seis recuperações na ilha de São Miguel.
Trata-se de seis mulheres, entre os 51 e 91 anos de idade, residentes na maior ilha açoriana, sendo duas provenientes do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste.
Questionado sobre as exceções que têm o aval da Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes revelou que “os casos excecionados são de força maior e são 5% relativamente aos que cumpriram quarentena”, tendo revelado quais os motivos que levam à sua autorização.
Quanto ao concelho do Nordeste, que continua com cerca sanitária, bem como à restrição de circulação inter-ilhas, o responsável diz que está “a avaliar em conjunto com o Governo Regional, por áreas, a flexibilização da circulação”.
Relativamente ao progredir do levantamento de medidas em território continental e em países vizinhos, o diretor regional refere que vão voltar a introduzir, no arquipélago, os critérios epidemiológicos, “de forma a evitar novos casos portadores do novo coronavírus e que podem colocar novamente a Região em risco, com possíveis novas cadeias de transmissão a nível local.
Sobre o caso que positivou domingo, Tiago Lopes adiantou que já foi contatada toda a rede de contactos e que, dos testes realizados, todos eles tiveram resultado negativo, afirmando que “é um caso importado na Região”.
Até ao momento, já foram detetados no arquipélago um total de 145 casos, verificando-se 89 recuperados, 16 óbitos, 12 deles do lar do Nordeste, 8 suspeitos (aos quais se juntam 189 relativos a rastreios) e 40 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus, sendo 32 em São Miguel, dois na Graciosa, um em São Jorge, três no Pico e dois no Faial.
Em vigilância ativa estão 955 pessoas.
Quanto a internamentos encontram-se 13 utentes internados: 12 no hospital de Ponta Delgada e um no hospital da Terceira. Em contexto domiciliário estão 27 pessoas.
Desde o início do surto surgiram 9.773 casos suspeitos, sendo que destes, 9.431 tiveram resultados negativos.
Atualmente, em Portugal Continental há 2.549 recuperados, 1.144 óbitos e 27.689 infetados.
Fonte: Rádio Atlântida