Os Açores registam atualmente 13 casos suspeitos, 12 casos positivos e 1926 pessoas em vigilância ativa. A informação foi avançada, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, pelo diretor regional da Saúde.
Tiago Lopes adiantou que há 13 casos suspeitos, 11 aguardam colheita, nove de São Miguel, um do Faial e um do Pico. Ainda há dois casos que aguardam resultado, da ilha de São Miguel.
Quanto às vigilâncias ativas por parte das delegações de saúde, existem 1926 pessoas, havendo já 10 pessoas que cessaram o seu período de quarentena de 14 dias.
Quanto aos 12 casos positivos, sete são de São Jorge, de um grupo restrito que viajou para fora da região, e estão clinicamente estáveis. Tiago Lopes revelou que quatro deles estão internados, três no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira e um no Hospital da Horta. Já os restantes estão em contexto domiciliário. Por sua vez, na ilha Terceira, há dois casos confirmados, um no Faial e dois em São Miguel.
No que diz respeito ao Hotel VIP, em Ponta Delgada, o diretor regional adiantou que os resultados das análises das pessoas que se encontravam naquela unidade hoteleira deram negativos.
Tiago Lopes revelou que, neste momento, as secretarias regionais da Saúde e da Energia, Ambiente e Turismo estão a trabalhar, no sentido de arranjar espaços para que os estrangeiros, que chegam à região, possam fazer o período de quarentena nas melhores condições, bem como para os profissionais de saúde que fiquem infetados, de forma a terem espaço onde ficar, longe das suas famílias.
O governante salientou o facto de as pessoas que têm chegado à região estarem a cumprir a quarentena, evitando, assim a propagação do vírus.
Questionado sobre o pico da pandemia nos Açores, Tiago Lopes não avançou com data.
Neste momento, há em Portugal Continental 2.060 casos confirmados de coronavírus, 14 recuperados, 23 mortos e 13.674 casos suspeitos.
Fonte: Rádio Atlântida