Exponenciar o valor da diáspora portuguesa é o principal objetivo do Portal de Negócios, apresentado, esta terça-feira, em Ponta Delgada, pela Rede Global da Diáspora, projeto da Fundação AEP.
Num roadshow nacional e internacional, esta rede tem promovido, para além deste portal, o Diáspora Business Intelligence. Funcionalidades exclusivamente dirigidas a empresas e investidores, que visam facilitar e acelerar negócios à escala global, permitindo o contacto direto com mais de 10 mil empresas de portugueses, em 155 países, e conhecer perto de 19 mil empresas portuguesas exportadoras.
Paulo Dinis, diretor executivo da Fundação AEP, explicou, à Atlântida, em que consiste a Rede Global da Diáspora.
Questionado sobre as vantagens desta rede para os Açores, o responsável afirma que pelas visitas que têm tido em contexto internacional, a diáspora açoriana é uma comunidade “particularmente empreendedora” e que tem sido “muito apreciada” por todos os países onde se encontra. Além disso, é uma comunidade que pode “fazer a diferença” nos produtos, com a “qualidade que reconhecemos, hoje em dia, aos Açores”, e pela “forte ligação” que tem a ecossistemas mais desenvolvidos
A apresentação do Portal de Negócios decorreu na Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e contou com a presença do diretor regional das Comunidades.
José Andrade afirmou que este paradigma da diáspora açoriana é “uma ponte com dois sentidos”.
Por seu turno, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Mário Fortuna, considerou que é um desafio grande cativar empresários açorianos na diáspora em investir nos Açores e que esta pode ser uma forma de o fazer.
Fonte: Rádio Atlântida