O 14.º Torneio Internacional de Futebol – Açores U11 (International Football Tournament – Azores U11) – “Uma homenagem a Arnaldo Oliveira Machado”, decorre de 9 a 11 de abril no Campo Marquês Jácome Correia. Promovido pelo Clube União Micaelense com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Internacional Football Tournament – Azores U 11 conta, este ano, a participação de 24 equipas, além de elementos técnicos, acompanhantes e familiares, oriundos de vários continentes.
No total, está prevista a vinda de cerca de 2.500 participantes e acompanhantes dos Estados Unidos da América, Brasil, Bermudas, Continente Português, Alemanha, Madeira e Cabo Verde, além de várias ilhas açorianas.
O Torneio de Futebol Infantil do Clube União Micaelense cria um movimento dinâmico junto dos operadores do sector turístico na ilha de São Miguel, e assenta na História de um Clube que deve ser preservada como testemunho para as gerações vindouras, como forma de compreender o passado, perceber o presente e obter uma prospetiva mais arrojada para o futuro. Neste sentido a cada ano é homenageada uma figura de realce na história do Clube. Em 2020, o homenageado é Arnaldo de Oliveira Machado.
A tradição é outra das caraterísticas deste torneio, em que o Clube União Micaelense procura aliar as tradições da ilha de São Miguel e dos Açores à sua organização, através da personalização dos troféus de cada prova e dos circuitos escolhidos para o programa social. Este ano, depois de vários produtos ou elementos naturais da Região, a escolha recaiu sobre o ananás.
O Torneio Internacional de Futebol – Açores U11, que tem como parceiro estratégico o Município de Ponta Delgada, é a prova mais antiga dos Açores, no que se refere ao seu nível competitivo e organizacional.
Em 2020, participa uma equipa de Swansea, Massachusetts, Estados Unidos da América, a Crime Dime, além do Vasco da Gama das Bermudas e, em estreia absoluta, o Avaí FC, do Brasil.
Marcarão ainda presença neste torneio o Eintracht Frankfurt e o FC Monchengladbach, da Alemanha, e equipas da Macaronésia, mais precisamente a AD Maracanã de Cabo Verde e o CD Nacional da Madeira.
Já estão também asseguradas as presenças do Benfica, Associação Desportiva da Taboeira, Escola de Futebol do Atlântico (Seixal), Sporting Clube Campomaiorense e Clube Atlético Cultural da Pontinha.
Além do clube anfitrião, estarão presentes várias equipas açorianas, nomeadamente, Clube Desportivo “Os Oliveirenses”, Grupo Desportivo São Roque, Clube Desportivo Santa Clara, Clube Desportivo Rabo Peixe, Escola de Futebol Pauleta, Marítimo Sport Club, Clube Desportivo ” Os Marienses”, Atlantic Fut, Sport Clube Lusitânia e Graciosa Futebol Clube.
Fonte: CMPD