Nos Açores, o número de casos positivos quadruplicou entre 25 de outubro e 25 de novembro. A informação foi avançada pelo coordenador regional de Saúde Pública dos Açores, Gustavo Tato Borges, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, sobre o ponto de situação da luta contra a pandemia de Covid-19 na Região.
O responsável revelou, ainda, que desde 25 novembro até hoje, registou-se um aumento de 20% do total de casos.
Sobre os locais mais críticos, Gustavo Tato Borges refere que existem quatro localidades mais sensíveis: a freguesia de Porto Judeu, na ilha Terceira, cuja situação está já controlada; a freguesia de Água de Pau, na ilha de São Miguel, que se encontra igualmente contida. Ainda na maior ilha açoriana, a freguesia de Furnas, no concelho da Povoação, contou com um aumento do número de casos no final do mês passado, contudo a situação está estabilizada. Já na vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, dado o aparecimento de casos positivos continua a haver transmissão e, nesse sentido, os casos não estão controlados.
No que toca ao aparecimento de infetados nas escolas açorianas, Tato Borges sublinha que vão atuar caso a caso.
O responsável salientou que a “única forma de evitar a pandemia e controlar a situação epidemiológica é através de medidas preventivas”, frisando que a população deve usar máscara, manter o distanciamento físico e desinfetar as mãos.
Gustavo Tato Borges explicou quem pode ser considerado contacto de alto risco.
O coordenador regional revelou, ainda, que está a ser constituída uma equipa para assegurar a logística da distribuição da vacina no arquipélago.
Fonte: Rádio Atlântida