Música, teatro, workshops e conversas são algumas das atividades que vão ser levadas a cabo no Arquipélago de Escritores, que vai acontecer entre sexta-feira e domingo, na ilha de São Miguel, e entre 13 e 16 de outubro, na ilha Terceira.
Associar os Açores à escrita literária e vice-versa é uma das finalidades da iniciativa. Aliar a música à literatura é outro dos propósitos, como revelou, à Atlântida, Nuno Costa Santos, diretor do evento.
O responsável adiantou o que vai acontecer este ano.
Nuno Artur Silva; Isabela Figueiredo: José Carlos Barros; André Tecedeiro; Maria Brandão; Renato Filipe Cardoso e David Soares são as personalidades que vão participar nas conversas.
No ano em que Vasco Pereira da Costa cumpre 50 anos de vida literária, será lançado o seu novo livro “Os Nós do Tempo”.
Destaque, também, para os roteiros literários com Pedro Almeida Maia e Maria das Mercês Pacheco, em que ambos vão percorrer Ponta Delgada e dar a conhecer alguns dos locais que “consagraram nos seus livros”. Já José Guilherme Reis Leite dará a conhecer Angra do Heroísmo.
Vai ser, ainda, apresentada uma peça de teatro da companhia “Cães do Mar”, a partir do livro “Amores da Cadela Pura”, da autoria de Margarida Victória, a Marquesa de Jácome de Correia. Conta, também, com uma feira de discos e com os concertos de “Os Perdedores” e da banda americana “The Wants”.
Outra novidade será a utilização da aplicação “Tik-Tok” para “fins de divulgação literária” entre os jovens.
Esta quinta edição vai realizar-se em vários locais dos concelhos de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. Fazer com que o Arquipélago de Escritores decorra em todas as ilhas da Região é um dos objetivos a concretizar a curto prazo.
Nuno Costa Santos faz um balanço positivo das edições anteriores, referindo que a iniciativa foi “semeada há cinco anos de um modo seguro”, porque sabiam que estavam a realizar um encontro num lugar de criação literária, mas com “algum risco” pela “experimentação de um modelo diferente relativamente à literatura no arquipélago”.
O Arquipélago de Escritores, produzido pela Alga Viva Produções, tem início esta sexta-feira e prolonga-se até domingo, na ilha de São Miguel. Já na ilha Terceira, realiza-se entre 13 e 16 de outubro.
Fonte: Rádio Atlântida