O Festival Música no Colégio acontece entre hoje e domingo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e vai comemorar os seus 10 anos de exibições com seis noites de espetáculos de música e de dança.
Estas são algumas das novidades desta edição, como adiantou, à Atlântida, Ricardo Botelho, presidente da direção do Coral de São José, organizador do evento.
Amanhã a noite será dedicada à Filarmonia – Açores ao Centro, na simbiose de sonoridades entre os Fadoalado, vindos da ilha Terceira, e a Banda Harmonia Mosteirense, da ilha de São Miguel, com direção musical de Carlos Sousa.
Na quinta-feira, dia 07, é a “Noite de Movimento”. “6 PARA 6” é um espetáculo de dança para mulheres, criado por Maria João Gouveia e que vai juntar em palco Bárbara Henriques, Catarina Medeiros, Giovana Sanchez, Maria João Gouveia, Sara Machado e Vanessa Canto, do 37.25 – Núcleo de Artes Performativas, onde as Suites N.º 2 e 3 para Violoncello, de Bach, interpretadas ao vivo e a solo pelo jovem terceirense Denis Poustovgar, se transformarão em puro movimento. Uma história contada pela música através do corpo no espaço.
No dia seguinte, dia 08, será a “Noite Açoriana”, dedicada ao cancioneiro dos Açores e terá como protagonistas Sandra Medeiros, na voz, Lídia Medeiros, na voz e violino, Gianna de Toni, no contrabaixo, Pedro Castelo Branco, na guitarra elétrica, e Lázaro Raposo, na bateria e percussão.
“Operitivo sem calorias” será a “ementa” da Noite de Ópera, concebida pela all’Ópera – Companhia de Ópera, com as vozes do Coro Sinfónico do Coral de São José e os solistas Sara Braga Simões, soprano, Marco Alves dos Santos, tenor, e Job Tomé, barítono, acompanhados pelo pianista Ángel González. Este espetáculo tem um cariz diferente, uma vez que será o público a escolher, de entre o “menu”, a ordem das árias, duetos, trios e coros a interpretar.
A encerrar o festival, a Sinfonietta de Ponta Delgada, numa composição de cerca de 50 músicos, e direção do maestro Amâncio Cabral, trará ao palco “Imagens de Espanha”, um programa sinfónico repleto de grandes êxitos, que remeterá o Largo do Colégio para fantasiosos cenários musicais hispânicos.
Ricardo Botelho fala do que sentem em 10 anos de organização do Música no Colégio.
O festival acontece entre hoje e domingo, no Largo do Colégio, em Ponta Delgada, na maior ilha açoriana. Os espetáculos têm início agendado para as 21h30.
Fonte: Rádio Atlântida