A segunda edição da Jornada Anual dos Açores sobre o planeamento e gestão das zonas e águas balneares, iniciativa da Direção Regional dos Assuntos do Mar, decorreu hoje, em formato ‘online’, e contou com sete dezenas de participantes oriundos das ilhas dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.
Neste evento do projeto Interreg ABACO – Melhoria da Qualidade das Águas Balneares e Costeiras da Macaronésia – foram apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos vários parceiros, com destaque para as ações realizadas nos Açores, no que concerne à monitorização da qualidade das areias balneares e à capacitação das entidades para promoção da acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida nas zonas balneares.
Foi ainda feito o balanço de época balnear transata, com vista a preparar a próxima época balnear, com realce para o programa de educação ambiental ‘Bandeira Azul’, a cargo da Associação Bandeira Azul da Europa.
Esta jornada constituiu um momento de diálogo e partilha de conhecimento, experiências e boas práticas entre as diferentes entidades, ilhas e regiões da Macaronésia, as quais são essenciais para melhorar o usufruto balnear, de residentes e de turistas e para promover o desenvolvimento sustentável das praias e outras zonas balneares.
Mais informações sobre as zonas e águas balneares dos Açores estão disponíveis no endereço eletrónico www.aguasbalneares.azores.gov.
Fonte: Governo dos Açores