Três datas, duas ilhas. O I Encontro de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias dos Açores acontece de 9 a 14 de setembro, na ilha Terceira e São Miguel. O intuito é partilhar conhecimentos e boas práticas de forma a construir projetos para melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade açoriana, sobretudo em três valências, crianças e jovens, idosos e pessoas com deficiências.
Temas relacionados com a comunidade sénior serão o foco do primeiro encontro na Praia da Vitória, na ilha Terceira, a 9 e 10 de setembro. Depois, a 11 e 12, já em Angra do Heroísmo, a reflexão recairá sobre pessoas com necessidades especiais, como o autismo. Por fim, a iniciativa dará um salto ao concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, para abordar a problemática relacionada com crianças e jovens.
João Canedo, presidente da URIPSSA e entidade organizadora, em entrevista à Atlântida.
O objetivo é “desafiar o Governo Regional a ter outras formas de pensar para que, em conjunto com as Câmaras Municipais e as IPSS, fazer com que a região deixe de ser a mais pobre da União Europeia e perder o estigma associado ao abandono escolar”.
Este evento contará com participantes nacionais, como a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), e outras entidades que trabalham diariamente com populações semelhantes.
João Canedo revela ainda o próximo passo a ser dado.
O evento é gratuito e aberto ao público em geral, mas carece de inscrição prévia.
Fonte: Rádio Atlântida