Foi inaugurada, esta tarde, a 30ª edição da Feira Lar, Campo e Mar. Um espaço promovido pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, e que vai decorrer entre 20 e 23 de maio, no recinto das Portas do Mar, simultaneamente com a maior festa religiosa dos Açores, a Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Interrompida durante dois anos, devido à pandemia da Covid-19, a feira deste ano distribui-se por uma área de cerca de 3.400m2, incluindo cerca de 150 stands, ocupados por 58 empresas, 48 artesãos e duas associações. De referir que a Rádio Atlântida, como já vem sendo habitual, está presente no certame com um stand que vai contar com reportagens em direto.
Na inauguração, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Mário Fortuna, sublinhou que “a adesão das empresas a esta feira, tem suplantado sempre todas as adversidades das crises que nos assolaram, numa postura de resiliência digna de registo. Este ano, não é exceção, considerando o contexto pandémico”.
Ainda de acordo com o responsável, “as circunstâncias económicas e sociais mudaram mesmo e de forma muito acentuada. Mas, há ainda mais economia para concretizar e empregos a criar. Como já dissemos no passado, haja vontade de retirar os obstáculos a esta concretização”.
Para Mário Fortuna, “esta feira é, mais uma vez ,uma manifestação da resiliência da nossa economia, mesmo num contesto adverso exponenciado, e é também um contributo para o enriquecimento das atividades que se desenvolvem à volta das festividades”.
No seu discurso, destacou a importância da fileira agroindustrial que continua a ser “fundamental para as nossas exportações e o setor do turismo já esboça uma tendência definitiva de recuperação da crise e mesmo de suplantação, a curto prazo, dos níveis de atividade de 2019”. Por isso, “no nosso plano de atividades para o próximo triénio adotamos as seguintes linhas mestras Transportes Eficientes; Turismo Com Futuro; Indústria 5.0 e Verde; Recursos Humanos de Futuro; Comércio e Sociedade Digital; Instrumentos Transversais Eficazes”.
Também presente na cerimónia de inauguração esteve o secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral.
A Feira Lar, Campo e Mar 2022 é a maior concentração de empresas da Região. Vai funcionar hoje, dia 20 de maio, entre as 18h00 e as 24h00; e nos dias 21, 22 e 23 de maio, entre as 16h00 e as 24h00.
Fonte: Rádio Atlântida