“Mãos que cuidam com afeto (s) no acolhimento residencial: amar, proteger e avaliar” é como se chama o 1º Encontro Regional que o Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo e as Casas de Acolhimento Residencial Nossa Senhora dos Anjos vão organizar a 2 e 3 de setembro, em Ponta Delgada.
O objetivo é debater o acolhimento residencial de crianças e jovens, onde os participantes irão partilhar os seus conhecimentos.
Aldina Gamboa, vice-presidente do Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo, refere que, é nesse sentido, que a primeira conferência vai “Refletir sobre as Casas de Acolhimento Residencial”.
“Bem-estar em contexto de acolhimento residencial” é como se intitula a outra palestra a decorrer no dia 2 de setembro, sendo que à tarde haverá dois workshops. Um sobre “O quotidiano em contexto de acolhimento residencial” e outro acerca da “Saúde Mental em contexto de acolhimento residencial”.
No dia 3, último dia do evento, prosseguem, de manhã, os workshops, desta vez sobre a família e a educação em contexto de acolhimento residencial. À tarde, uma conferência que vai falar sobre “O olhar da justiça na proteção das nossas crianças e jovens”.
Questionada sobre as principais dificuldades das casas de acolhimento, Aldina Gamboa aponta a falta de tempo para “olhar para quem chega” a estas casas.
Além disso, a também responsável pelas Casas de Acolhimento Residencial assume que outra das dificuldades passa por “adequar um plano educativo e um projeto de vida à pessoa que temos à frente”. Frisa que, atualmente, não têm dificuldades económicas.
O 1º Encontro Regional sobre acolhimento residencial decorre a 2 e 3 de setembro, no Centro Natália Correia, em Ponta Delgada.
Fonte: Rádio Atlântida