Em 2019, o Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, registou cerca de 220 internamentos por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os dados foram avançados, à Atlântida, pelo diretor do Serviço de Neurologia daquela unidade hospitalar.
José Lopes, que falava em pleno Dia Mundial do AVC, referiu que houve uma diminuição em relação ao ano anterior, afirmando que isso se deve ao facto de haver um maior cuidado por parte da população.
O médico adiantou, ainda, que há um número idêntico de internamentos entre homens e mulheres, com idades entre os 50 e os 60 anos, embora apareça doentes com idades inferiores.
Hipertensão arterial, diabetes, cardiopatias, dislipidémia, alcoolismo e tabagismo são algumas das causas que levam ao aparecimento de AVC’s.
O especialista alertou para os sintomas da doença, deixando alguns conselhos.
Praticar atividade física, controlar os fatores de risco, ter uma alimentação saudável e não fumar são alguns dos cuidados que a população deve ter para prevenir um AVC.
O AVC, também, conhecido por trombose ou embolia cerebral, continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, no conjunto das doenças cardiovasculares e surge quando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro é impedido, devido a um bloqueio ou derrame e é uma emergência médica que exige uma atuação rápida.
Fonte: Rádio Atlântida