O Governo Regional decidiu prorrogar o estado de contingência na região até 30 de abril, não excluindo a prorrogação deste prazo ou a passagem à fase seguinte prevista no Regime Jurídico do Sistema de Proteção Civil dos Açores.
A decisão surge no seguimento da monitorização permanente feita à situação da pandemia de Covid-19 no arquipélago, na sequência da reunião extraordinária do Conselho do Governo que decorreu segunda-feira, por videoconferência, e após ouvida a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores.
O executivo açoriano decidiu ainda renovar, no âmbito desta prorrogação, todas as medidas preventivas, recomendações, orientações, circulares e deliberações já decretadas a este propósito pelo Governo Regional e pela Autoridade Saúde Regional.
De acordo com uma nota do governo regional, foi ainda decidido integrar nesta declaração de estado de contingência todas as medidas que, sobre este assunto, venham a ser emitidas pela Autoridade de Saúde Regional.
Na mesma nota, “o Governo dos Açores reitera veementemente o apelo para que os açorianos sigam, escrupulosamente, as recomendações e procedimentos definidos pela Autoridade de Saúde Regional, fiquem em casa, reduzam as deslocações ao mínimo imprescindível e mantenham o distanciamento social”.
Fonte: Gacs/RA
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});