Com a implementação do Programa Escola Segura (PES) nos Açores, há vários anos, tem-se registado uma redução de ilícitos nas escolas e consequentemente uma maior cultura de segurança.
Quem o afirma é o subcomissário da PSP na região, Eurico Machado, em entrevista à Atlântida, em pleno Dia Nacional da Segurança Infantil. O responsável adianta que são realizadas mais de 100 ações de sensibilização a cada ano letivo.
Ações de sensibilização que abordam as mais diversas temáticas, de forma a que as crianças tenham “noções de segurança”.
No que toca a acidentes, mais concretamente sobre as ocorrências policiais em contexto escolar, o também porta-voz da PSP avança que há registo de “algumas situações” associadas a agressões, ameaças, injúrias entre alunos e até mesmo alguns furtos.
Já no campo das operações de fiscalização rodoviária, principalmente no que concerne à utilização dos sistemas de retenção que são obrigatórios por lei em crianças, como as cadeiras de segurança ou o cinto de segurança, Eurico Machado adianta que não há registo de acidentes com gravidade nesse âmbito relacionados com crianças ou diretamente associados à falta de segurança.
Um indicador “bastante positivo”, segundo o responsável, que afirma ainda que as “próprias infrações a nível do sistema de retenção têm sido residuais” e que pode estar ligado ao trabalho de sensibilização desenvolvido pela PSP.
Fonte: Rádio Atlântida