Há cada vez mais uma maior sensibilidade e atenção por parte de todos os envolvidos na construção no que toca à economia circular. Quem o diz é Francisco Fernandes, diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), que falava, à Atlântida, no âmbito da 1.ª Conferência Internacional de Economia Circular no Setor da Construção, que vai decorrer, esta sexta-feira, na Lagoa, na ilha de São Miguel.
O responsável diz que, para além da necessidade e obrigação legislativa para que isso aconteça, os projetistas, as empresas, os responsáveis de obras, entre outros, estão “sensíveis” para esta temática, revelando que têm visto muitos “bons exemplos a surgir nesta área” e novas metodologias de construção e projeção que “auxiliam e facilitam” este assunto.
O engenheiro salientou que os resíduos produzidos na construção podem beneficiar a obra e o dono da mesma lucrar, quer em termos ambientais, quer financeiros. Explicou que isso será possível “através da sua reutilização na obra” e se os “incorporar em novos produtos”.
Francisco Fernandes adiantou que vai ser lançada uma plataforma, com o intuito de envolver todas as pessoas do setor, no que toca à economia circular.
O diretor do LREC afirma que a economia circular é um foco tanto internacional, como regional, frisando que há um “grande potencial” no arquipélago.
Relativamente à conferência, o responsável refere que esta assinala o encerramento oficial das atividades do projeto ReBuild17, que foi desenvolvido pelo Governo Regional, através do LREC e de outros parceiros regionais e internacionais, no âmbito da economia circular.
Uma exposição e uma visita técnica a empresas com vista a demonstrar as boas práticas adotadas na região no âmbito da temática em discussão são algumas das atividades programadas.
“Legislação e Boas Práticas”; “Materiais e Tecnologias Inovadoras”; “Modelos de Economia Circular e Análise do Ciclo de Vida”; e “Design & Eco Design” são as temáticas centrais do debate, que conta com oradores regionais, nacionais e internacionais.
As inscrições decorrem até às 12h00 de hoje e podem ser formalizadas através da rede social do Facebook ReBuild17 (https://www.facebook.com/Project.ReBuild17) e do site do LREC (https://www.lrec.pt/).
Até ao momento já estão inscritos 120 participantes, contudo o limite máximo será de 150.
A 1.ª Conferência Internacional de Economia Circular no Setor da Construção acontece sexta-feira, no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa.
Fonte: Rádio Atlântida