A população açoriana “nem sempre” reconhece a importância da Europa nas suas vidas. A afirmação é do secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, que falava, à Atlântida, em véspera do Dia da Europa.
Rui Bettencourt salienta que é necessário que os jovens entendam a importância que a Europa tem no seu futuro.
O responsável refere que todo esse investimento vai trazer para os jovens “um emprego de mais qualidade, uma vida mais estável, com desafios, onde estes têm um papel a desempenhar, um papel açoriano e, ao mesmo tempo, europeu”. O secretário regional diz, ainda, que o investimento do próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021-2027) “é um investimento para os próximos 30, 40 anos”. Rui Bettencourt alertou os jovens de que têm de ter consciência de que “temos um papel a desempenhar” e que “somos uma Região central”.
Para que a população e os jovens açorianos reconheçam a importância da União Europeia nas suas vidas, o governante frisa que deve ser feito um trabalho pedagógico e “continuar a explicar, devidamente, o que é a União Europeia, que fazemos parte da Europa e que somos importantes”, salientando que, assim, terão uma perceção “cada vez melhor” da sua relevância.
Sobre o Dia da Europa, Rui Bettencourt refere que é uma forma de comemorar o projeto da União Europeia, “um projeto de solidariedade entre os 500 milhões de cidadãos que partilham esse espaço, história e projeto comum”, defendendo que é necessário mantê-lo na agenda “para que se mantenha vivo”. O secretário regional frisa que este é um projeto de “grande atualidade”, explicando que estão, nesse preciso momento, a “repensar muitas coisas do projeto europeu”, referindo que essa pandemia veio trazer “uma necessidade de sermos solidários e que, ao contrário de crises anteriores, essa dificuldade atual, atinge todos”.
Rui Bettencourt falou dos desafios que se colocam.
O Dia da Europa comemora-se este sábado. O Presidente do Governo vai assinalar o dia com a participação, enquanto Primeiro Vice-Presidente do Comité das Regiões, num fórum, por videoconferência, que vai debater a resposta da União Europeia à situação provocada pela pandemia de Covid-19 nas regiões europeias. Vasco Cordeiro participará nos debates sobre o futuro da Política de Coesão e do Orçamento Comunitário para o período 2021-2027 e sobre a Democracia na União Europeia, que serão enquadrados pelas perspetivas de recuperação da crise europeia provocada pela pandemia.
Por outro lado, o Governo Regional vai promover, entre amanhã e dia 15 de maio, a exibição de uma série de filmes de curta duração sobre temáticas europeias, que serão transmitidos na RTP/Açores. Já as rádios açorianas irão, pelas 11h30, tocar o Hino da Europa. Os edifícios públicos da Região vão hastear, durante o dia, as bandeiras de Portugal, dos Açores e da União Europeia.
O Dia da Europa comemora-se a 9 de maio, data que assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”, considerada a génese do processo de constituição da União Europeia. Esta proposta, baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, salientava os valores da paz, da solidariedade, do desenvolvimento económico e social, do equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas do carvão e do aço.
Fonte: Rádio Atlântida