Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil fortalecer as democracias perante os riscos e incertezas atuais.
A opinião é de Pilar Damião, professora da Universidade dos Açores, que defende que as “democracias estão a falhar” e estão em “profundo risco”, principalmente com a “emergência dos nacionalismos de exclusão” e face à “desinformação” que vai surgindo.
Para além disso, a docente e investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade dos Açores (CICS.UAc) afirma ser necessário “repensar novamente nos verdadeiros valores democráticos”, pois parece que há um “certo desapego a algumas ideologias”.
A responsável falava a propósito do 13.º Congresso Português de Sociologia, que vai decorrer, este ano, pela primeira vez nos Açores. “Democracias à Prova: Riscos e Incertezas” é o tema do evento que vai reunir investigadores, académicos e profissionais para debater as ameaças e oportunidades que se apresentam às democracias contemporâneas.
Susan Benesch, da Universidade de Harvard, e o filósofo e escritor açoriano Onésimo Teotónio de Almeida são alguns dos oradores confirmados.
Populismos e extremismos políticos; Desigualdades sociais; Direitos humanos; Migrações e Crise climática são vários dos tópicos a abordar na iniciativa.
O Congresso Português de Sociologia é organizado pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade dos Açores e a Associação Portuguesa de Sociologia. Vai ter lugar entre 8 e 11 de julho, na academia açoriana, em Ponta Delgada.
Fonte: Rádio Atlântida