O responsável pela Autoridade de Saúde Regional esclareceu, hoje, que os atuais casos suspeitos por Covid-19, em vigor na Região, não estão relacionados com os passageiros que têm desembarcado no arquipélago.
Tiago Lopes, que falava, no ponto de situação sobre a evolução da pandemia nos Açores, em Angra do Heroísmo, avançou que será redefinido o conceito de caso suspeito, introduzindo de novo o critério epidemiológico.
Atualmente há dois casos suspeitos, aos quais se juntam 574 de rastreios preventivos.
Embora Tiago Lopes admita que o pior já passou, em termos da evolução da pandemia, porque “foi uma fase de aprendizagem”, alerta que a Região está a preparar-se para uma eventual segunda vaga que, a acontecer, defende que os Açores estão mais preparados para lidar com o pico da situação.
O responsável adiantou ainda que os Açores irão participar, “muito em breve”, nos testes serológicos, a cargo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Relativamente às creches e jardins de infância que não abriram ainda por causa dos testes, Tiago Lopes referiu que “abrirão nos próximos dias”.
Os Açores mantêm dois casos positivos ativos, 128 recuperações e 16 óbitos. Em vigilância ativa estão 63 pessoas.
Hoje, e pelo 15º dia consecutivo, não surgiram novos casos, das 272 análises realizadas.
Desde o início do surto já foram testadas 20.026 pessoas, tendo 19.304 obtido resultado negativo. Até agora foram realizados quase 24.371 mil testes nos Açores.
Em Portugal Continental há 19.869 recuperados, 1.436 óbitos e 32.895 infetados.
Fonte: Rádio Atlântida