A Câmara Municipal de Ponta Delgada integrou dez novos animadores socio-culturais na equipa da rede de Ateliers de Tempos Livres (ATL), medida que vem reforçar a política camarária de apoio às famílias e infância do concelho.
Na sessão de assinatura dos contratos, a vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada Cristina Canto Tavares deu as boas-vindas e endereçou os “votos de sucesso” aos novos colaboradores no desempenho das suas funções, que, como ressalvou, passarão a fazer parte de um “plano social e responsabilidade maiores” do Município que tem em vista proteger e defender os interesses das famílias do concelho, nas suas mais variadas vertentes.
“Temos entre mãos a responsabilidade enorme – é um dever nosso, agora vosso, de todos. É nossa obrigação dar uma resposta de qualidade às 1250 crianças que diariamente frequentam a nossa rede de ATL”, acrescentou a autarca, na certeza de que os novos colaboradores possuem “as competências ideais” para prosseguirem com um projeto que é, por um lado, garante do “desenvolvimento educativo, pessoal e emocional das crianças do concelho” e, por outro, espelho das “políticas familiarmente responsáveis” implementadas pela autarquia.
“A rede de ATL é dirigida a crianças dos 3 aos 10 anos e funciona num horário pós-letivo, entre as 14h30 e as 19h00, pelo que o vosso contributo profissional será vital. Esta é uma resposta social para as famílias que têm encarregados de educação a trabalhar nesse período e que precisam de ter os seus filhos num local seguro e adequado para as suas idades”, lembrou a vereadora, que tem a seu cargo o pelouro da Gestão de Recursos Humanos.
Considerando tratar-se de um “dia a assinalar” por se estar a concretizar “o compromisso feito em 2022 de se reforçar o quadro de profissionais da rede de ATL da Câmara Municipal”, Cristina Canto Tavares aproveitou o momento para dar nota aos dez novos colaboradores de que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis acaba de distinguir o município por investir na implementação de uma política integrada de apoio às famílias de Ponta Delgada.
Por fim, a Vereadora fez questão de sublinhar que a autarquia está a apostar na formação e valorização dos colaboradores da autarquia e, de um modo específico, na especialização de competências dos animadores socio-culturais.
“Estamos a investir muito na formação dos nossos animadores porque, cada vez mais, as crianças requerem respostas específicas por parte dos técnicos. Temos, por exemplo, crianças com necessidades educativas especiais e os tipos de famílias a que atendemos não correspondem sempre ao modelo tradicional. Portanto, temos vindo a disponibilizar ofertas formativas que preparam os nossos profissionais para gerir conflitos, desenvolver atividades seguras no recreio ou responder em casos de acidente”, aprofundou.
No anos de 2022, refira-se, a Câmara Municipal de Ponta Delgada mais do que triplicou o investimento feito em ações de formação dirigidas aos seus profissionais, por comparação ao valor registado em 2021. De uma verba total de 57 mil euros, resultaram 146 ações formativas, que se traduziram num total de 952 participações e 7434 horas de formação.
Fonte: CMPD