O bispo de Angra apelou, numa mensagem alusiva à festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que começaria sexta-feira, que cada cristão seja o rosto do Senhor junto dos que mais precisam.
Pela primeira vez, em 320 anos, as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres não se vão realizar, devido à pandemia da Covid-19. Neste sentido, D. João Lavrador destaca que este momento é “oportuno para fortalecer a relação com o Senhor Santo Cristo”.
Face à atual situação, D. João Lavrador pede que esta festa seja celebrada espiritualmente e deixa a todos uma mensagem de esperança.
As maiores festas religiosas dos Açores, que deveriam realizar-se em Ponta Delgada, de 15 a 17 de maio, foram canceladas numa decisão da Irmandade do Santo Cristo dos Milagres e o reitor do Santuário da Esperança, garantido, na altura, que a imagem do Senhor Santo Cristo vai sair à rua após a normalização da situação.
A decisão de suspensão das festas foi tomada após uma reunião com todos os envolvidos na organização e preparação das festividades.
Todos os anos, estas festas mobilizam milhares de peregrinos a Ponta Delgada no quinto domingo do ano a seguir à Páscoa. Este ano, devido ao surto, não se realizarão, facto inédito em 320 anos. Ainda assim, o Santuário preparou alguns momentos para assinalar a festa.
O primeiro será já na quinta-feira, altura em que haveria a habitual conferência de imprensa de apresentação da capa e do programa das festividades. A imagem não sairá mas o reitor do Santuário, cónego Adriano Borges, adianta que a capa, que foi preparada para sair este ano, será apresentada na mesma, tal como a corda que a imagem sustem nos braços e que foi restaurada por se encontrar muito danificada.
No domingo, dia 17, altura em que a imagem sairia para a procissão solene e para a missa campal no Campo de São Francisco, será celebrada uma missa que terá transmissão pela RTP Açores, Canal 1 da RTP e RTP Internacional a partir das 9h30. Além disso, a imagem poderá ser seguida diariamente em senhorsantocristo.com
Segundo os dados históricos disponíveis, a primeira procissão em honra do Santo Cristo dos Milagres teve lugar em Ponta Delgada, em 11 de abril de 1700, ano em que a ilha de São Miguel foi abalada por fortes sismos.
Nessa altura, as forças vivas da sociedade mobilizaram-se e dirigiram-se ao Mosteiro da Esperança para levarem, em procissão, a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
A imagem do Santo Cristo só sai da Igreja para acompanhar a procissão nas festas, mas saiu excepcionalmente, em maio de 1991, para o Campo de São Francisco durante a visita do papa São João Paulo II aos Açores.
Para ver e ouvir a mensagem do bispo de Angra, alusiva à festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, clique aqui.
Fonte: Rádio Atlântida/Igreja Açores