Dar a conhecer a biodiversidade dos Açores e aproximar a população da natureza são os principais objetivos do fim de semana da Biodiversidade, que ocorre sábado e domingo, promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
O evento, que se destina a todas as famílias, realiza-se na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, no concelho Nordeste, e vai arrancar com a atividade “Bioblitz”.
Ana Mendonça, técnica e bióloga da SPEA, que falava, à Atlântida, em pleno Dia Mundial da Biodiversidade.
Em simultâneo com as 12 horas de sessões, decorrerão diversas iniciativas para crianças, desde pinturas faciais, trabalhos manuais e peddy-papers. Já no domingo, haverá um workshop de Upcycling e a oportunidade de experimentar desportos de aventura como o Slide e BTT.
Segundo a responsável, este evento contribui para a “economia circular” e convida todos os indivíduos a adotar no seu dia a dia comportamentos mais ecológicos.
Além da conservação ambiental, a bióloga alerta ainda para diversas ameaças à vida selvagem como a poluição, alterações climáticas, que são cada vez mais proeminentes no mundo, deixando uma ressalva à poluição luminosa, que tem vindo a “contaminar os ecossistemas e a afetar o estilo de vida das pessoas”.
Deste modo, estas atividades gratuitas, que exigem uma inscrição prévia, assinalam os 15 anos do Centro Ambiental do Priolo e os 30 anos da SPEA e contam com o apoio do Governo dos Açores, dos Serviços Florestais do Nordeste, da Câmara Municipal do Nordeste, Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste e Expolab e decorre no âmbito do projeto Eco-Guardiões dos Açores e LIFE Natura@night.
Fonte: Rádio Atlântida