Parte do antigo hospital de Ponta Delgada vai transformar-se num hotel, fruto de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia deste concelho e o grupo hoteleiro Vila Galé, num investimento que ronda os 10 milhões de euros e que se estima estar concluído no final de 2021.
Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo, em conferência de imprensa, esta terça-feira, em Ponta Delgada, adiantou que a nova unidade hoteleira se irá centrar na zona dos claustros do antigo convento e hospital de São Francisco, tendo como intuito “preservar as características arquitectónicas do edifício”.
O responsável explicou que quando se consegue uma “compatibilização entre um edifício histórico e uma unidade hoteleira, do ponto de vista da experiência do turista, ela sai extremamente enriquecida, porque num hotel convencional que é feito de raiz, não quer dizer que não seja um bom produto, mas este já tem uma história que é interessante contar a quem nos visita”. Disse, ainda, que isso traz uma “vantagem competitiva de que não vai haver nada absolutamente igual”.
Por seu turno, José Francisco Silva, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, referiu que a intenção desta parceria surgiu há um ano e meio, altura em que aquela instituição realizou “um concurso de ideias” para proceder à “reordenação das valências sociais que existem, de preencher espaços que não estavam preenchidos com novas atividades, não só de apoio social, como ações tendo em vista a sua rentabilidade”.
O responsável falou de algumas vantagens desta cooperação.
José Francisco Silva revelou, ainda, que, com aquela obra, a sede vai ser deslocalizada. Disse também que este projeto se integra num outro mais amplo de desenvolvimento de novas atividades sociais, entre elas a construção de um lar de idosos, de um centro de dia, da recuperação e da remodelação da Unidade de Cuidados Continuados, do restaurante “A Botica”, bem como a construção de apartamentos para arrendamento a idosos.
Presente esteve, também, Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, que afirmou que o projeto vai “valorizar muito a cidade de Ponta Delgada, São Miguel, os Açores e Portugal”, salientando que vão fazer “uma peça de referência da hotelaria nacional”.
O administrador espera que o projeto esteja concluído entre 60 a 90 dias para ser entregue na Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Fonte: Rádio Atlântida