Os Açores são a Região do país que mais recicla e que mais compostagem faz. A informação é avançada pelo director regional do Ambiente, que adianta que, em contrapartida, é o arquipélago que menos resíduos envia para eliminação em aterro, “num processo que ainda não terminou e prossegue na expetativa que, nos próximos dois ou três anos, se possa dar um salto ainda maior neste domínio”.
Hernâni Jorge, que falava à Atlântida, em pleno Dia Mundial do Ambiente, sublinha que a Região lidera também, em termos nacionais, relativamente à valorização de resíduos de embalagem, oriundos da recolha seletiva.
Para além disso, o governante adianta que a Região tem “sistemas de tratamento mecânico e biológico”, que lhe permite também acrescentar em termos de valorização orgânica (compostagem) ou material (reciclagem).
Hernâni Jorge ressalva que os Açores têm uma biodiversidade “extraordinária”, com uma rede de mais de 100 áreas protegidas integrada em nove parques naturais de ilha, que cobrem cerca de um quarto do território imerso da Região, com um investimento crescente na conservação da natureza.
Ainda de acordo com o diretor regional do Ambiente, face à consciencialização crescente da população, as infracções ambientais têm vindo a diminuir e registam-se cada vez mais denúncias em relação ao meio ambiente.
Quanto aos infratores, Hernâni Jorge defende uma “censura muito efetiva”.
Segundo o responsável, os Açores têm feito um “longo e seguro percurso” relativamente às questões ambientais, salientando que atualmente a Região possui uma “qualidade ambiental de referência”.
Este ano, o Dia Mundial do Ambiente tem como tema a biodiversidade. Para assinalar a data, serão entregues, esta manhã, os Prémios de Excelência referentes à edição de 2019 do programa “Eco-Freguesia, Freguesia Limpa” e a entrega de equipamentos aos melhores projetos “A Minha Ribeira” de 2020.
A cerimónia será presidida pela secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, e contará com ligação a todas as ilhas.
Às 15h00, vai decorrer, pela internet, a conferência “Mais Ambiente, Mais Açores”, que vai contar com a participação do diretor regional do Ambiente e três associações não-governamentais do ambiente (Quercus, Associação Os Montanheiros e a Associação Ecológica Amigos dos Açores) e que pode ser acompanhada através do endereço eletrónico https://www.youtube.com/channel/UC6QGmugmUAgu4AaSY7VDm3A.
Já às 18h30, será lançado o primeiro “Guia Prático da Fauna Terrestre dos Açores”, que terá transmissão em direto, através da rede social Facebook, através do link https://www.facebook.com/institutoacorianodecultura/videos/286222655760394.
O livro foi editado pelo Instituto Açoriano de Cultura, com apoio da Direção Regional do Ambiente, tem a coordenação científica de Paulo Borges e Rosalina Gabriel, professores da Universidade dos Açores, e conta com a colaboração de um vasto conjunto de investigadores.
Fonte: Rádio Atlântida