Subiu para 15 o número de casos suspeitos de covid-19 na região. Há, ainda, dois casos positivos, sendo que um aguarda contra-análise e 495 pessoas em vigilância ativa. A informação foi avançada, esta quarta-feira, pelo diretor regional da Saúde, em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.
De acordo com Tiago Lopes, destes 15 casos suspeitos, cinco deles aguardam resultados, um da Terceira, um do Faial e três de São Miguel. Estão a aguardar colheitas nove pessoas, sendo que oito são da ilha de São Miguel e um da ilha de Santa Maria, havendo ainda um caso inconclusivo na ilha Terceira.
Quanto aos doentes internados no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira, há quatro utentes, sendo que dois são os casos positivos e dois casos negativos e que irão ter alta “relativamente ao motivo de admissão que os fez serem admitidos e serem enquadrados no número de internados no âmbito pela possível infeção pelo novo coronavírus”.
Tiago Lopes adiantou ainda que, esta quarta-feira, realizou uma reunião com a ANA Aeroportos, a PSP, a SATA e a Delegação de Saúde de Ponta Delgada, de modo a esclarecer algumas particularidades na forma como os passageiros circulam nos aeroportos.
Haverá, também, da parte da PSP chamadas de atenção, em casos de aglomerados de pessoas, para que “se desmobilizem e assegurem a distância de segurança”.
Por outro lado, Tiago Lopes esclareceu a situação que aconteceu, esta manhã, relativamente ao número de casos positivos na região divulgados pela Direção-Geral da Saúde, afirmando que compete à Autoridade Regional de Saúde dar a informação relacionada com a Região Autónoma dos Açores.
No que toca ao número de ventiladores na região, o governante adiantou que no arquipélago existem 57, número que será reforçado com os 14 ventiladores oferecidos pelo Grupo Bensaude.
Entretanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, propôs ao parlamento a declaração do estado de emergência em Portugal devido à pandemia de Covid-19.
Fonte: Rádio Atlântida