O vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou, esta terça-feira, que o projeto para implementação do Acordo Cidade Verde (Green City Accord) “tem objetivos ambiciosos mas estamos confiantes que conseguiremos cumprir se tivermos o contributo dos nossos cidadãos e da sociedade em geral”.
Pedro Furtado, que falava durante a apresentação pública da iniciativa no Salão Nobre, fez questão de apontar a “extrema pertinência” do tema e do conceito do projeto, uma vez que “a atual crise climática que o mundo atravessa exige que falemos cada vez mais deste assunto e, mais importante, que tomemos ações concretas”, salienta o autarca.
Pedro Furtado diz ainda que “a sustentabilidade ambiental tem um peso acrescido para a Região” e que “a salvaguarda da natureza e biosfera é e continuará a ser uma prioridade” relembrando que “nos Açores manda a Natureza e não o Homem” e que “todas as 24 freguesias do concelho vão ser parte ativa da mudança e do progresso”.
O Green City Accord é um movimento promovido pela Comissão Europeia que visa unir cidades europeias dedicadas à proteção do ambiente. Ao aderir a esta iniciativa, os autarcas concordam em tomar ações para tornar as suas cidades espaços mais verdes, limpos e saudáveis.
Assim, ao fazer parte deste projeto Ponta Delgada compromete-se a atingir os seguintes objetivos até 2030: melhorar a qualidade do ar e das massas de água; progredir na conservação e melhoria da biodiversidade urbana; criar avanços na economia circular e reduzir a poluição sonora.
Perante estas 5 metas e após um diagnóstico realizado pelos técnicos especialistas da Green City Accord em Portugal, o vice-presidente mostrou esperançoso com a atual e futura posição do município.
“O que me agrada nesta avaliação é que nós não partimos do zero. Muitos destes objetivos estratégicos que o acordo exige já estão em andamento e alguns deles até já estão cumpridos. Mas não podemos ficar satisfeitos com o ‘ótimo’ temos que ficar satisfeitos com o ‘excelente’ e, por isso, estamos empenhado em assumir cada vez mais responsabilidades nesta área”, afirma Pedro Furtado.
O relatório apresentado revela um conjunto de “boas-práticas” já implementadas pela autarquia salientando a frota elétrica da MiniBus; o projeto Ecomóvel; a conquista do selo de qualidade da água; a arborização de Ponta Delgada e a entrega gratuita de sacos reutilizáveis de praia.
O Município de Ponta Delgada assinou o Green City Accord em 2021, sendo 1 de 107 cidades europeias a fazer parte deste movimento.
Fonte: CMPD