As XXII Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada acontecem de 10 a 13 de julho. Esta edição conta com cerca de 30 momentos diferentes e abrange diversos públicos.
Na apresentação das festividades, que decorreu hoje no município, o presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral, afirmou que esta tradição religiosa é uma “profunda marca daquilo que nós somos”. Salientou, ainda, a colaboração que têm mantido com as 24 juntas de freguesia, mordomias e impérios do concelho na realização da iniciativa.
Realçou, também, o facto destas festas terem um cunho de solidariedade e de partilha.
Já Pedro Furtado, vice-presidente da câmara municipal, evidenciou alguns dos pontos altos das Grandes Festas do Divino Espírito Santo.
Destaque, ainda, para a abertura, na sexta-feira, do Quarto do Espírito Santo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que conta, nesta edição, com 90 coroas e 120 bandeiras.
No sábado, serão distribuídas cerca de 13.000 sopas. À tarde vai acontecer o Cortejo Etnográfico das 24 Freguesias do Concelho, com início agendado para as 15h00, e que percorrerá a Avenida João Bosco Mota Amaral e a Avenida Infante D. Henrique.
Quanto à Missa da Coroação, que será animada pelo Grupo Coral Litúrgico de São Sebastião, vai realizar-se, este ano, nas Portas da Cidade, por estarem a decorrer as obras na torre sineira da Igreja Matriz de Ponta Delgada.
Fonte: Rádio Atlântida