O vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, visitou, esta manhã, naquela que foi a sua primeira visita oficial, a Santa Casa da Misericórdia do Nordeste onde reuniu com o provedor e a direção do lar, e defendeu a igualdade e equidade no tratamento por parte do Governo de todas as Instituições de Solidariedade Social.
Na ocasião, Artur Lima enfatizou que as pessoas estão em primeiro lugar e “queria mostrar solidariedade para com as famílias dos idosos que já não estão entre nós”, tendo em consideração o que aconteceu na Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, naquela que foi a instituição de solidariedade social mais atingida pela pandemia da Covid-19.
Artur Lima fez-se acompanhar da Comissão Especial de Acompanhamento da Luta contra a pandemia por Covid-19, para dar o apoio necessário aos Planos de Contingência e aos Planos de Saúde Pública que sejam indispensáveis tomar nestas instituições, para evitar problemas de futuro.
Após ouvir as preocupações transmitidas pelo provedor e pela mesa administrativa do lar do Nordeste, o governante garantiu que, da parte do Governo Regional, as instituições serão tratadas com a dignidade que merecem e que lhes é devida.
As misericórdias podem assim contar, da parte do Governo Regional, com um tratamento sempre justo e equitativo e que, na medida das possibilidades, atenda aos anseios e projetos em prol do bem comum.
Artur Lima, anunciou ter desbloqueado a compensação, pelos Equipamentos de Proteção Individual, no valor de 58 mil euros à Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, assim como “a outras instituições que também já despacharam e todas as que pediram terão as verbas durante o mês de dezembro e outras durante o mês de janeiro, tendo em conta o elevado número de pedidos”.
Durante esta época natalícia, Artur Lima dará instruções para que as Instituições de Solidariedade Social, com toda a segurança, possam colaborar num programa de visitas, de modo a que os familiares possam visitar os seus “velhinhos, como carinhosamente os chama”, absolutamente a título extraordinário, e com todas as medidas necessárias.
Fonte: Gacs