A Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária, através do seu Gabinete de Apoio a Migrantes, promove a V Edição da Semana dos Direitos Humanos, que decorre de 3 a 10 de dezembro, nas ilhas de São Miguel e Terceira.
À Atlântida, Ana Silva, coordenadora do Gabinete de Migrantes, refere que esta iniciativa é “especial” por destacar dois “marcos históricos”. Além de celebrar os 20 anos da intervenção desta cooperativa na área das migrações, também celebra os 75 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia das Nações Unidas, em 1948.
“Humanos” será o tema do vox pop a decorrer nas redes sociais no domingo, 3 de dezembro. No dia a seguir, realizar-se-á um workshop intitulado de “Direitos Humanos na Intervenção Social”, bem como a apresentação do livro “Nem de Cá, Nem de Lá”, na Cais Remar, na freguesia dos Fenais da Ajuda, na Ribeira Grande. Seguir-se-á uma atividade educativa, quer na Escola Básica Integrada da Lagoa, sobre “Os Direitos Humanos na Escola”, quer na Universidade dos Açores, no âmbito das Migrações.
Depois, a 7 de dezembro, haverá um workshop “Comidas pelo Mundo”, em que a diversidade gastronómica proporcionada pelas migrações estará ‘em cima da mesa’ no Centro de Qualificação dos Açores, em Ponta Delgada. Já no dia 8, a exposição “Femícidios Não” estará em voga no Quiosque Mártires da Pátria. Posteriormente, no sábado, um recital de poesia e a apresentação do livro “Natália Mundo”, em homenagem a Natália Correia, ganhará vida no Museu Carlos Machado, também no coração da cidade açoriana.
A Semana dos Direitos Humanos terminará, assim, com uma “Caminhada pela Paz” em três ilhas – São Miguel, Terceira e Faial –, uma ação integrada nos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, em parceria com a UMAR Açores. Na maior ilha açoriana, a marcha terá início no Forte de São Brás até ao Forno da Cal.
Por fim, Ana Silva deixa um apelo ao “direito da denúncia”.
A 3 de dezembro assinala-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e, no último dia, a 10 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Fonte: Rádio Atlântida