O turismo “anda muito bem” nos Açores. A afirmação é da secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, que falava, à Atlântida, no âmbito do ‘Azores Tourism Summit 2024’ (ATS24), que decorre, a partir de quarta-feira, na ilha de São Miguel.
Berta Cabral assegura que o arquipélago está na vanguarda das regiões de turismo do país, salientando que “estamos com ótimos indicadores”.
A titular da pasta do turismo disse, também, que a sazonalidade “está numa trajetória decrescente, embora não muito acentuada”, alertando, no entanto, que este é um “fenómeno estrutural” e que a mesma acontece em todo o mundo. Sublinha, contudo, que o Governo Regional tenta fazer o “máximo” para reduzir esta diferença, promovendo aquilo que temos para oferecer e “adequar os nossos produtos em produtos que sejam para todo o ano”, porque traz mais estabilidade ao setor.
Berta Cabral adiantou que para o inverno IATA 2024/25 haverá mais 7.826 lugares disponíveis, existindo seis companhias, sendo esta também uma forma de reduzir a sazonalidade.
A secretária regional destaca um projeto de monitorização dos fluxos turísticos em todas as ilhas, que vai ser financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A governante revelou que esta cimeira é um “upgrade” do Encontro Regional do Turismo, sendo que este ano quiseram internacionalizá-lo, trazendo pessoas do exterior para discutir o tema. Presente, por exemplo, estará Staya Tripathi, secretário-geral da Global Alliance for Sustainable Planet ou o diretor-geral do Turismo da Islândia.
Hidrotermais e termalismo; sustentabilidade; inteligência artificial; inovação em destinos turísticos; desafios e oportunidades em destinos insulares e descarbonização são algumas das temáticas que vão estar em destaque durante os quatro dias do evento.
Para além das conferências, haverá 32 stands, com expositores regionais.
A ATS24 conta, ainda, com um sorteio de viagens e de pacotes promocionais para outras ilhas durante a época baixa 2024/2025, com momentos de apresentações no palco do “tradeshow”, workshops e momentos de animação.
Berta Cabral diz estar “convencida” que os Açores vão alcançar, já em novembro, o patamar ouro na certificação internacional como Destino Turístico Sustentável pela norma da EarthCheck.
O ATS24 acontece, entre esta quarta-feira e sábado, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.
Fonte: Rádio Atlântida