Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido hoje no concelho da Povoação, São Miguel, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Segundo o CIVISA, o abalo foi registado às 07:15 locais (08:15 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 15 quilómetros a sul-sudeste de Ribeira Quente, no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel.
“De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli Modificada) em Povoação”, indica o CIVISA.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também emitiu um comunicado sobre este sismo, atribuindo-lhe magnitude 3,0 e epicentro a cerca de 14 quilómetros a sul-sudeste de Ribeira Quente.
O abalo insere-se no aumento da atividade sísmica verificada desde quarta-feira a sul da ilha de São Miguel, no concelho da Povoação, com o registo de 20 sismos sentidos até ao momento.
Em comunicado, o CIVISA indica que a atividade sísmica se mantém, “encontrando-se estacionária ligeiramente acima dos níveis de referência”.
A sismicidade tem sido marcada por “eventos de baixa magnitude, localizados no mar, grosso modo, entre 10 e 20 quilómetros a sul do concelho da Povoação”, indica.
O CIVISA acrescenta que foram registados até ao momento 20 sismos, “cuja intensidade máxima atingiu III/IV na escala de Mercalli Modificada”.
“O padrão de atividade observado indicia que a sismicidade se irá manter nas próximas horas, podendo vir a ocorrer novos sismos sentidos”, acrescenta.
O CIVISA recomenda que seja evitada a circulação em zonas instáveis nas proximidades de taludes e de arribas costeiras, assim como a permanência em edifícios com baixa resistência à ação sísmica.
Fonte: Lusa/CIVISA