“Estrada Segura” é como se intitula a operação que a Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores, através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), está a levar a cabo, até dia 15 de novembro, nos estabelecimentos de ensino da região.
Realizar ações de sensibilização, junto dos mais novos, sobre as consequências da sinistralidade rodoviária e a necessidade de se adotar comportamentos de segurança na estrada é a finalidade da iniciativa, como revela, à Atlântida, o subcomissário da PSP Eurico Machado.
Segundo o também porta-voz da PSP/Açores, esta operação surge no âmbito do Dia Mundial das Vítimas da Estrada, que se assinala a 17 de novembro, efeméride dedicada à memória dos muitos milhões de pessoas falecidas em desastres de viação em todo o mundo.
Eurico Machado afirma que esta ação é a que os “alunos mais gostam e apreciam” no programa “Escola Segura”, assegurando que já têm “algum conhecimento” sobre estas matérias.
Quanto às infrações cometidas pelos condutores açorianos, o responsável revela que “infelizmente continuam a verificar muitos incumprimentos”, garantindo que as mesmas são “transversais” a toda a população.
Nesse sentido, e passando da parte teórica nas escolas para a prática, junto dos condutores na estrada, a PSP está também a realizar, até 11 deste mês, a campanha “Taxa Zero ao Volante”. O intuito é controlar os automobilistas e/ou motociclistas e alertá-los para os riscos da condução sob a influência do álcool.
Eurico Machado revela quais as consequências.
“Se conduzir não beba” é o conselho que o subcomissário da PSP deixa a toda a população.
Fonte: Rádio Atlântida