É preciso cuidar dos professores e educadores de infância. Quem o diz é Joana Freitas-Luís, presidente da Associação Vozes da Infância, que falava, à Atlântida, no âmbito do I Encontro “Ser, Crescer, Viver (n)a (Educ)ação: Trazer (Cons)ciência ao papel do docente no século XXI”, organizadora da iniciativa, que vai decorrer, este mês, na ilha de São Miguel.
A responsável refere que este é um dos desafios que a educação enfrenta hoje em dia, afirmando que “aquele que cuida, também precisa de ser cuidado”.
A professora universitária assegura que já não faz sentido o modelo de ensino em que o professor ensina e os alunos aprendem, mas sim o de uma pedagogia participativa, onde os alunos devem ter um papel ativo nas aulas.
Sobre o encontro, Joana Freitas-Luís revela quais os temas que vão estar em debate.
O evento é dirigido a professores e educadores de infância. As inscrições decorrem até dia 20 de março e podem ser efetuadas através da Associação Vozes da Infância (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7dIy9rDmB1cg4I6fl-cWtN_1DC924RqP4nhcORUQYsr5vWQ/viewform?fbclid=IwY2xjawIr9Z9leHRuA2FlbQIxMAABHX7tzcWa8qDUEC2kbCRov_wuOOWcVs7s0gb3NZDV1EDpgtJoA75z6_wZZQ_aem_l8bdOafcs12U1mOF5HnJsw e têm um custo que varia entre os 115 e os 120 euros.
O encontro decorre, a 29 de março, no Centro de Estudos Natália Correia, na Fajã de Baixo, em Ponta Delgada.
A anteceder o mesmo, haverá, no mesmo local, mas no dia 28, uma tertúlia intitulada “Os (Desa)fios da Educação Atual”. A inscrição pode ser feita através do link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJN-7dBOuhz67r9YVC3y_xYBN2OPd5cVrApYpEU6ENSQUXBg/viewform?usp=pp_url&fbclid=IwY2xjawIr92lleHRuA2FlbQIxMAABHdnZLkzZPHNOoLPgARHT22FD7vTSpy7DQIj8FLrV9WXM3WC9ZSxilJ5TyQ_aem_faXXFwADvU5LzLAyomquVQ) e tem um custo que varia entre os 20 e os 25 euros.
Fonte: Rádio Atlântida