As pessoas que se inserem no primeiro grupo de vacinação contra a Covid-19 deverão estar todas vacinadas, até ao fim deste mês de abril. A informação foi avançada, esta quinta-feira, pelo diretor regional da Saúde, Berto Cabral, em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, para atualização das medidas de combate à pandemia.
O governante alertou, também, para no caso de as pessoas, com mais de 75 anos, que não tenham sido ainda convocadas para serem vacinadas, que contactem o centro de saúde da sua residência.
Berto Cabral revelou igualmente que os Açores terão, até ao final desta semana, uma taxa de cobertura de vacinação de cerca de 80%, em pessoas com mais de 75 anos de idade.
No total já foram vacinadas 69.887 pessoas, sendo que 49.477 já têm a primeira dose, representando 24,42% da população açoriana vacinada, e com a segunda dose estão 20.410 utentes, o que corresponde a 10,08%.
Berto Cabral anunciou ainda que, a partir de maio, terão prioridade, no processo de vacinação, os portadores de trissomia 21, com mais de 16 anos, e as pessoas entre os 74-16 anos, com determinadas patologias.
Por sua vez, o presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta contra a Pandemia nos Açores, Gustavo Tato Borges, apelou às pessoas que não permaneçam nas zonas de postigo, na ilha de São Miguel, em particular, em frente aos cafés.
Tato Borges sublinhou que se regista uma tendência decrescente nos concelhos de Ponta Delgada, Vila Franca do Campo e Nordeste, “comprovando-se um ligeiro aumento na Lagoa e um crescimento acentuado na Ribeira Grande que está a estabilizar e que nas próximas semanas poderá vir a decrescer”.
Questionado sobre a implementação, na Região, de um corredor verde, que permite a entrada no arquipélago sem necessidade de realização de teste, o responsável frisou que o certificado verde de vacinação “não implica necessariamente que uma pessoa entre diretamente num determinado local sem fazer teste”.
As medidas correspondentes ao nível de Alto Risco vão manter-se até às 23h59 do dia 29 de abril.
Nesse sentido, todos os concelhos de São Miguel estão com proibição de circulação na via pública, entre as 20h00 e as 05h00 durante a semana e, entre as 15h00 e as 05h00, ao fim de semana.
Nesses mesmos períodos, todo o comércio está encerrado.
Os restaurantes, cafés e similares estão fechados, podendo funcionar apenas em regime de take-away e entrega ao domicílio até às 22h00.
Estão ainda encerradas todas as escolas, ginásios e piscinas cobertas.
Nas últimas 24 horas foram diagnosticados, nos Açores, 25 novos casos positivos de Covid-19, todos em São Miguel.
Fonte: Rádio Atlântida