A chegada da primavera pode ser sinónimo de alergias. Espirros, comichão e olhos vermelhos são os sintomas mais comuns que este tipo de alergias provoca nesta altura do ano.
A estação das flores e das temperaturas amenas traz consigo pólenes e pós que estão na origem destes sintomas.
Rodrigo Alves, médico imunoalergologista. O especialista adiantou ainda, à Atlântida, que a rinite alérgica é a alergia primaveril mais frequente, que se caracteriza pelo pingo no nariz, espirros e comichão no nariz e nos olhos. Sintomas semelhantes ao de uma constipação, mas que se arrastam por muito mais tempo, alerta o profissional de saúde.
A prevenção é o principal tratamento, defende Rodrigo Alves.
O imunoalergologista frisa que quer nos países desenvolvidos, quer a nível nacional, como a nível Açores, as doenças alérgicas têm vindo a aumentar, entre elas a rinite alérgica. Segundo Rodrigo Alves, os valores são significativos, “entre ¼ e 1/5 da população açoriana” sofre deste tipo de alergia, que muitas vezes é “incomodativa e diminui a qualidade de vida”.
E hoje, dia em que chega precisamente a primavera, o médico aconselha que os doentes devem ser “exigentes com a sua saúde”, sendo que “se tiverem sintomas sugestivos de patologia alérgica, devem procurar o seu médico assistente”.
Fonte: Rádio Atlântida