O Presidente da República vai reunir, na próxima quarta-feira, o Conselho de Estado para avaliar a hipótese de decretar o Estado de Emergência.
“Tenho acompanhado a situação minuto-a-minuto. E é ao analisar essa situação que decidi convocar o Conselho de Estado para a para a próxima quarta-feira, para que se debruce sobre a eventual decisão de decretar o estado de emergência”, disse Marcelo Rebelo de Sousa numa comunicação ao país, numa altura em que Portugal está em estado de alerta devido à pandemia de Covid-19.
O Presidente da República aproveitou para agradecer a todos os portugueses que se têm voluntariamente sujeitado a quarentena, aos profissionais de saúde, às forças de segurança e aos jovens, a quem apelou para manterem os cuidados.
“Vamos vencer. Vencemos a pneumónica há 100 anos, vencemos a peste enquanto Portugal, vencemos crises económico-financeiras. Não vai ser diferente. As medidas que forem preciso tomar, serão tomadas. A ponderação vai ser feita com todos os órgãos de soberania juntos, porque o que nos une é mais importante do que o que nos pudesse dividir”, concluiu o chefe de Estado.
Fonte: RA