Promover e discutir o presente e futuro do ensino profissional é a finalidade do seminário que a Escola Profissional da Ribeira Grande organiza, esta quarta-feira, a propósito do seu 27.º aniversário.
“Ensino Pro: 5.0 – Bora pro Futuro!” foi o tema escolhido. João Moniz, diretor-geral daquele estabelecimento de ensino, adianta, à Atlântida, que o seminário vai estar divido em três partes.
Questionado que balanço faz sobre a intervenção daquela escola profissional na educação, o responsável refere que a mesma passou por “várias fases e vários desafios”. Afirma que o objetivo inicial da instituição era “muito direcionado para a formação de pessoas ligadas ao setor das pescas”. Ao longo dos tempos, a escola veio a adaptar-se e atualmente atua em diversas áreas do âmbito formativo, desde a construção civil, passando pelo setor social e da saúde.
Uma das ambições da direção da escola profissional é voltar a ter um projeto antigo: o “polo cidade”.
No entanto, refere que a infraestrutura necessita de grandes intervenções e que estão a “estudar” como poderá haver uma comparticipação comunitária e, se assim for possível, o “polo cidade” ficará com 16 salas de aulas, dando assim resposta “ao anseio da escola profissional”.
Atualmente o estabelecimento de ensino tem mais de 300 alunos e 16 cursos profissionais.
O seminário “Ensino Pro: 5.0 – Bora pro Futuro!” acontece ao longo do dia de hoje, no Pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel, no concelho da Ribeira Grande.
Fonte: Rádio Atlântida