O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, felicitou os 23 estudantes da Escola Secundária Domingos Rebelo que foram agraciados com as medalhas de prata e de bronze, no âmbito do programa ‘The Duke of Edinburgh’s International Award’ (DOFE).
“Quero enaltecer e dar os parabéns a todos os alunos que foram, hoje, distinguidos com estas medalhas, conferindo qualidade e excelência ao vosso percurso, que, temos a certeza absoluta, irá ser muito importante no futuro”, salientou.
Pedro Nascimento Cabral falava, esta terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na cerimónia de entrega dos prémios DOFE, onde esteve também presente Dom Duarte de Bragança, Fundador e presidente de Honra do programa em Portugal.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada manifestou o seu orgulho pelo facto de a autarquia se constituir como entidade parceira da iniciativa e saudou Dom Duarte de Bragança por manter viva a chama do prémio no país, estendendo-o até aos Açores.
“É um gosto estar ao seu lado numa causa nobre como esta, sobretudo, quando V. Excelência, Sua Alteza Real, representa a história viva do nosso país, o Estado-Nação mais antigo da Europa. A sua presença constitui-se como um símbolo da nossa unidade, projetando aquilo que é o nosso orgulho de ser Portugal aqui, também, nos Açores”, declarou.
Ponta Delgada foi o primeiro Município da Região Autónoma dos Açores a aderir a este programa de aprendizagem não formal, que decorre em cerca de 140 países e já abrangeu mais de dez milhões de jovens.
Este ano, onze alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo foram agraciados com a medalha de prata e doze com a de bronze pelo desempenho neste programa de atividades voluntárias, desenvolvido para fomentar as capacidades de persistência, compromisso, bem como o desenvolvimento pessoal e social dos participantes.
Além de relevar o trajeto dos 23 alunos, ao longo do último ano letivo, Pedro Nascimento Cabral agradeceu o papel fundamental que professores, instrutores, mentores, familiares e colaboradores da Câmara Municipal de Ponta Delgada tiveram no crescimento pessoal dos estudantes.
Saudou, depois, a criação e apresentação da primeira Jovem Embaixadora do Award Portugal em Ponta Delgada, fazendo votos dos maiores sucessos à aluna Isabel Vilela de Carvalho Benevides Sousa no desempenhar das funções.
Já Dom Duarte de Bragança deixou o seu “sentido agradecimento” ao presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, pelo “apoio e seriedade” com que tem acompanhado a iniciativa.
“O seu compromisso em valorizar os jovens, fomentar oportunidades, reconhecer o mérito é essencial para o sucesso de programas como este”, indicou.
Fonte: CMPD