A Paz é o mote das comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril que vai acontecer, na próxima segunda-feira, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Filipe Cordeiro, porta-voz da Associação Promotora das Comemorações do 25 de Abril, organizadora da iniciativa, que falava, em conferência de imprensa, esta quinta-feira, na maior cidade açoriana, relembrou à população que a Revolução dos Cravos teve “como primeira motivação acabar com a guerra nas ex-colónias”, afirmando que estão contra “todas as guerras existentes, quer na Ucrânia, na África e na Ásia e em todo o lado”.
Por outro lado, e no que diz respeito a preocupações, o responsável defende que, apesar de se ter dado passos importantes na sociedade portuguesa, é importante que se traga ao de cima os valores de Abril.
No que toca aos jovens, Filipe Cordeiro afirma que é há uma “dificuldade” em se chegar aos mesmos, frisando que houve uma falha depois do 25 de Abril de não ter “havido a pedagogia” do que existia antes da Revolução dos Cravos para terem noção de como se vivia.
Para assinalar o dia, na próxima segunda-feira, a partir das 15h00, aquela associação organizou um espetáculo de comemoração da efeméride, com a finalidade de juntar o maior número de pessoas, nas Portas da Cidade.
O porta-voz da Associação Promotora das Comemorações do 25 de Abril espera que os jovens deem continuidade a essas celebrações, sublinhando, no entanto, que aquela comissão trouxe até hoje, ao de cima, para a sociedade “as reflexões que se impõe para as transformações que ainda não estão feitas”.
Fonte: Rádio Atlântida