Promover a cooperação transatlântica é um dos objetivos do “Sister Cities Summit”, um encontro das cidades geminadas entre Portugal e os EUA, que decorre entre 25 e 27 de junho, em Ponta Delgada.
Promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e o Governo dos Açores, o evento vai reunir representantes dos municípios portugueses e americanos com acordos de geminação entre si, existindo atualmente 60. Estarão presentes mais de 30 cidades e municípios dos dois lados do Atlântico.
Segundo o diretor regional das Comunidades, a iniciativa, que se insere nas comemorações dos 40 anos da FLAD, tem como principal finalidade “reconhecer e valorizar a importância entre Portugal e os EUA”.
José Andrade falava hoje em conferência de imprensa para apresentação do evento, que teve lugar no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.
O governante admitiu que há também geminações que “não passam do papel” e, por isso, “valorizando boas práticas”, espera que, nalguns casos, certos municípios comecem a partilhar “caminhos conjuntos”.
Já a diretora de relações transatlânticas da FLAD, Leonor Durão Barroso, que apresentou o programa do encontro, sublinhou que se trata de uma iniciativa aberta à sociedade civil.
Do programa destaque, no primeiro dia, para a conferência inaugural sobre “A água e o futuro das cidades” e um momento de homenagem aos 230 anos do Consulado dos EUA na região.
No segundo dia, haverá diversos painéis de cooperação de economia; educação, ciência e tecnologia; sociedade e cultura e uma conferência que abordará a inteligência artificial.
Ainda no dia 26 de junho, realizar-se-à um espetáculo com FADOalado e Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.
No último dia do encontro, a conferência final estará a cargo de José Manuel Durão Barroso, ex-primeiro ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, e a sessão de encerramento contará com a presença do presidente da FLAD, Nuno Morais Sarmento, do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Os interessados em participar nas sessões poderão fazer a sua inscrição através do seguinte link: https://eventos.flad.pt/sister-cities/.
Por sua vez, o coordenador das comemorações dos 40 anos da FLAD, David Lopes, que participou por videoconferência, avançou que a ilha Terceira vai receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a “Conferência Internacional Lajes”, uma conferência comemorativa dos 30 anos do acordo de cooperação e defesa entre Portugal e os EUA e dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Incluirá a interpretação da canção que ali foi entoada por Frank Sinatra, em 1945.
O “Sister Cities Summit” é organizado pela FLAD e o Governo Regional dos Açores, através da presidência do Governo e da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, com o alto patrocínio do Presidente da República.
Fonte: Rádio Atlântida