A nova edição do Azores Pride promove “uma programação cultural, artística, social e ativista, como forma de dignificar o movimento e torná-lo coletivo”. Quem o diz é Solange Ponte, membro da comissão organizadora, anunciando que, pela primeira vez, as comemorações do orgulho LGBTIA+ não se restringem só à ilha de São Miguel e chegam até à Terceira.
Este ano, em parceria com a Pride Terceira, sediada na Casa do Sal, em Angra do Heroísmo, o dia 25 de junho será marcado por debates, um serão de poesia e muita festa.
Três dias depois, a Azores Pride regressa a São Miguel. A também dirigente da APF-Açores refere que, entre 28 de junho e 6 de julho, haverá um programa de atividades desenvolvido por uma plataforma de associações, instituições e coletivos com um “grande foco nos artistas locais juvenis”. Performances, workshops, atividades para crianças, concertos e DJ sets são algumas das iniciativas.
A Marcha do Orgulho LGBTIA+ tem lugar no último dia do festival, a 6 de julho, percorrendo as ruas do centro histórico de Ponta Delgada, tal como no ano passado, como forma de celebrar a comunidade, lutar pelos direitos humanos, o fim da discriminação, crimes de ódio e intolerância cometidos nos Açores.
Segundo Solange Ponte, é “expetável a participação de todas as faixas etárias”.
As comemorações da LGBTIA+ já iniciaram em maio, com algumas visitas às escolas, em ambas as ilhas açorianas, para dar formação e permitir o visionamento do filme “Lobo e Cão”, gravado na região, que alude à diversidade. Posteriormente, houve ainda um debate com os alunos sobre os temas abordados na obra cinematográfica.
A Comissão Organizadora é composta por Anda&Fala – Associação Cultural, APF-Açores/(A)MAR – Açores pela Diversidade, As Cores dos Açores/Opus Diversidades, Atelineiras e Rede Ex Aequo.
O Azores Pride 2024 é financiado pelo Governo Regional dos Açores, pela Câmara Municipal de Ponta Delgada (São Miguel) e pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (Terceira), e conta com a parceria de Amnistia Internacional – São Miguel, ILGA Portugal, Masmorra e UMAR Açores.
Fonte: Rádio Atlântida