O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou ter “plena confiança” no sucesso da missão do novo Comandante do Comando Operacional dos Açores (COA), César Rodrigues, da Força Aérea, que tomou hoje posse, sucedendo no cargo ao tenente-general Pedro Soares, do Exército.
“Tenho plena confiança de que a sua liderança será pautada por igual dedicação e excelência, prosseguindo o caminho trilhado pelo seu antecessor para fortalecer a cooperação entre as Forças Armadas e a nossa comunidade. Desejo-lhe o maior sucesso nesta nobre missão ao serviço dos Açores”, salientou.
Pedro Nascimento Cabral falava à saída da cerimónia de tomada de posse Comandante Operacional dos Açores que teve lugar, esta terça-feira, nas instalações do COA, em Ponta Delgada.
Entretanto, o autarca fez questão de agradecer o “sério e abnegado trabalho” do Tenente-General Pedro Soares enquanto liderou o Comando Operacional dos Açores (COA).
Pedro Nascimento Cabral relevou que “a competência e determinação” do Tenente-General Pedro Soares foram fundamentais nas operações de evacuação e transporte de doentes aquando do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, em maio do ano passado.
“Foi um episódio muito complicado e difícil, onde a solidariedade e o espírito de missão foram realmente importantes. Uma vez mais, as Forças Armadas não nos falharam e deram mostra do papel imprescindível que ocupam na nossa sociedade”, disse.
A cerimónia foi presidida pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca.
O Comando Operacional dos Açores (COA) é a estrutura das Forças Armadas Portuguesas responsável pela condução de operações militares no arquipélago dos Açores. Garante a defesa, segurança e apoio às autoridades civis em situações de emergência.
Subordinado ao chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o COA coordena os três ramos militares na Região – Exército, Força Aérea e Marinha -, assegurando prontidão e resposta a crises.
Fonte: CMPD